Backup, nossa nova obrigação.

Conheça como funciona, os métodos e mecanismos
Caros internautas, estamos inaugurando “Semana TI – A T’ecnologia já está na sua casa”, cada semana iremos entregar um material novo, com novas dicas e informações sobre esse universo complexo e dinâmico que está cada dia mais em nossas casas.

Essa semana iremos analisar a importância do backup e do uso no nosso contidiano. Fique ligado.

O backup é uma abreviação simples para armazenamento de dados (documentos do word, planilhas, vídeos, músicas e etc.). Existem vários meios de armazenar e proteger, “de” ou “por” um determinado período. Simbolicamente, tente pensar que os dados armazenados no seu computador são como investimentos em um banco, que são na maioria deles, protegidos por várias chaves e senhas de segurança. Quando há uma emergência, basta ir ao banco e sacar o dinheiro necessário. Assim são seus dados, mas como todo mecanismo de segurança, nenhum sistema está livre de falhas (vírus / ataques de hackers). Então é necessário para se proteger, ter uma cópia desses dados em outros locais, que em algum momento de necessidade, consiga recuperá-los, restaurá-los ou “saca-los”. Imagine perder as fotos de seu filho se formando, ou da sua graduação, talvez daquele casamento de 30 anos, as músicas do seu noivado, as planilhas do seu serviço, os xml’s da nota fiscal ou até o sistema financeiro de sua empresa. São inúmeros os problemas que um vírus pode causar e a maneira mais eficaz de se proteger é criar vários backups diários com períodos estratégicos. Simples assim? Seria ótimo se fosse. É necessário ainda escolher qual o mecanismo e forma de realizar o backup.

Por exemplo, você pode simplesmente copiar e colar em um hd externo. Mas e se seu hd estragar? E se o servidor pegar vírus junto com o hd externo? E se perder o hd externo? Vish. Tantos problemas. Tantas possibilidades. Qual o ideal? Na verdade, isso vai depender da sua situação, do seu ambiente. Por que? Cada pessoa têm um tamanho e uma recomendação ideal, pois irá depender do nível de segurança e do nível de perigo da informação. Imagine que todos os bancos começassem a realizar o backup em um pendrive? Pois é, existiriam muitos milionários por aí. Hoje, a tendência é o backup em nuvem e todos podem começar a utilizar. Salve seus documentos na nuvem, com proteção e com qualidade de um serviço gratuito ou pago pois dificilmente você será atacado por vírus e você ainda ganha um bônus de conseguir acessar de qualquer local. Ficou interessado? Têm dúvidas? Sugestões? Faça perguntas nos comentários que responderemos e quem sabe, vire um tema para as próximas postagens. Até breve.



TÊM DÚVIDAS?

LIGUE JÁ: 31 3660-2791 | 31 3660-4303 Somos o diferente, o novo. Venha conhecer nossa empresa. AGENDAR